cPanel é um painel de controle de hospedagem web baseado em Linux que fornece uma interface gráfica ferramentas de automação destinados a simplificar o processo de hospedagem de um web site. cPanel utiliza uma estrutura de 3 camadas que fornece recursos para administradores, revendedores e proprietários de sites do usuário final para controlar os vários aspectos do site e administração do servidor através de um navegador web padrão.
Além da GUI, cPanel também tem linha de comando e de acesso baseado em API que permite que fornecedores de software de terceiros, organizações de hospedagem na web e desenvolvedores para automatizar os processos de administração do sistema padrão. [2]
cPanel é projetado para funcionar como um Servidor Dedicado ou Cloud Server. A versão mais recente cPanel suporta a instalação no CentOS, Red Hat Enterprise Linux (RHEL), e CloudLinux OS.
A instalação básica inclui: Apache, PHP, MySQL, PostgreSQL, Perl, e BIND (DNS). suporte com base de e-mail inclui POP3, IMAP, e SMTP. cPanel é acessado via https na porta 2083.
Uma vez instalado, cPanel não pode ser facilmente removido. FAQ do cPanel afirma que a melhor maneira de desinstalar cPanel é formatando o servidor. No entanto, guias de desinstalação estão disponíveis on-line para os administradores de servidores especializados que não desejam reformatar seu servidor. Da mesma forma, ele só deve ser instalado em um sistema operacional recém-instalado com a configuração prévia mínima.
Instalar cPanel com 1 comando
Para instalar cPanel & WHM em seu servidor, execute o seguinte comando:
cd /home && curl -o latest -L https://securedownloads.cpanel.net/latest && sh latest
Este comando muda a sua sessão para o diretório home, faz o download da última versão do cPanel & WHM, e executa o script de instalação.
Após a instalação ser concluída, você pode acessar seu servidor com o link:
http://IP-DO-SERVIDOR:2086/
[the_ad id=”4481″]
Requerimento do Sistema
Todos nosso planos de Cloud Servers , VPS e VPS SSD são 100% compatíveis com cPanel/WHM