O Cloudflare é um serviço de CDN, onde ao o usuário visitar um site que contem o cloudflare ativo, a velocidade para entregar o conteúdo aumentará de forma gigantesca, pois não existirá necessidade de processamento de dados no servidor.
É como se o Cloudflare funcionasse como um espelho do servidor, pois ao o usuário acessar o site, ele na verdade passará pelo CDN e esse CDN irá entregar o site que ele contém em ‘cache’, sem a necessidade de processamento do servidor, a menos que a página tenha sido alterada.
Como configurar o Cloudflare
Configurar o cloudflare é fácil. Primeiramente, acesse o site www.cloudflare.com e crie sua conta. Após isso, ele perguntará qual site você deseja incluir. Digite o site sem o www e clique em Add website.
Nesse caso estamos adicionando o site Amor Incondicional. Após isso, aparecerá a mensagem “scanning your records”, em que ele faz uma analise do site e isso demora apenas 60 segundos.
Depois, irá aparecer um botão para configurar o seu novo site. Clique nele.
A próxima tela é para configurar o DNS records. Faça isso apenas se você souber o que está fazendo, pois poderá prejudicar o funcionamento correto do site. Se não souber, apenas clique no botão no final I’ve added all missing records, continue >.
Após isso, será perguntado qual plano do cloudflare você deseja. Eles tem o plano gratuito e o plano pago. É claro que o plano pago contém mais recursos interessantes, mas apenas com o gratuito já é possível configurar o SSL.
Após isso, ele dá alguns novos DNS em que devemos troca-los em nosso gerenciador de domínios. No caso eu utilizo o próprio Registro.br, então basta ir lá diretamente e trocar por lá. Após trocar, demora aproximadamente 2 horas para funcionar, embora, em alguns casos, poderá demorar até 72hs.
Caso passar as duas horas e não funcionar, é interessante você abrir o cmd do Windows e digitar o comando ipconfig /flushdns, em que ele renova os dns, podendo fazer o site funcionar, pois talvez ainda não estava funcionando por que ainda estava apontando para o DNS antigo. Ou então você pode simplesmente pedir para algum amigo de outro computador dar o comando ping e ver se funcionou.
No próximo artigo você aprender como configurar SSL no Cloudflare.
Me ajudou muito, o que acontece com os name servers antigos? Isso não entendi direito.
Meu site está hospedado na e registrado no , um aponta para o outro, como o Cloudflare trabalha?
Ótimo post. Me ajudou bastante.
Meu caro, configurar o cloudflare é fácil, mas ele estraga meu cpanel! Eu consigo entrar no cpanel, mas fica tudo destrambelhado. Não consegui ajuda sobre isto. Você tem a solução??? Obrigado!
Sim, entre diretamente através do IP, ou então configure que site.com/cpanel é para exibir de maneira direta, sem a interferencia do cpanel. Eu prefiro usar através do IP para não precisar ficando indo site por site no cloudflare configurando..
Interessante, mas neste caso, incrementou a lentidão, basta conferir os resultados para os tempos, mínimo, máximo e média dos pings
Diferença mínima, sem contar que em alguns casos, o ping passa de 150ms para 20ms apenas 😉
Meu e-mail parou de funcionar depois disso.
Meu e-mail também parou de funcionar através do outlook,alguém sabe como resolver?
[email protected]
Uma vez que eu troco o dns no registro.br, se depois eu trocar de provedor, posso manter a mesma configuração no registro.br e apenas trocar os ips para registro A, CNAME e MX record no Cloudflare?
Valeu pela dica, como resolver a situação de receber emails?
Estou usando o outlook
Ótima post! Me ajudou muito na configuração e esclareceu todas minhas dúvidas.
Obrigado
eu uso a ******** e ela fornece o certificado SSL, o cloudflare também fornece o certificado?