Neste início do ano 2017, o Google, fez uma grande modificação em seu navegador e sistema de busca a respeito do Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro (SSL) onde simplesmente ele está listando os sites que não possuem SSL como Não Seguro, e isso fica bem visível para o visitante.
Além da alteração no navegador (Google Chrome), houve também uma mudança no algorítimo de ranqueamento, onde os sites que possuírem SSL funcionando, terão por sua vez mais creditabilidade e vão se posicionar melhor no mecanismo de busca.
Ainda anunciado na última semana, com a entrada do protocolo HTTP/2 no EasyApache 4 em cPanel/WHM que proporciona a revolução na forma como se trafega dados na rede, o uso do SSL será obrigatório.
Lembrando que todos os planos de Hospedagem e Revenda de Hospedagem já tem SSL incluso sem nenhum custo.
Redirecionar http para https em seu WordPress
O processo é muito simples, basta adicionar duas linhas em seu .htaccess que se encontra na raiz de seu site:
Você deve adicionar as seguintes linhas logo após “RewriteEngine On”
RewriteCond %{SERVER_PORT} !^443$ RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L]
O arquivo deve ficar assim:
# BEGIN WordPress <IfModule mod_rewrite.c> RewriteEngine On RewriteCond %{SERVER_PORT} !^443$ RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L] RewriteBase / RewriteRule ^index\.php$ - [L] RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d RewriteRule . /index.php [L] </IfModule>
Feito isso, todo trafego sera redirecionado para https.
Entenda a diferença entre HTTP e HTTPS
HTTP
HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. É por meio dele que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, graças ao HTTP que você acessa os sites na web, envia formulários, etc.
O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. É aí que entra o HTTPS.
HTTPS
A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de secure (seguro, em inglês).
Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”.
Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.