A partir de julho, o Google Chrome marcará todos os sites HTTP (sem certificado SSL) como “não seguros”, de acordo com uma postagem publicada em Fevereiro pelo gerente de produtos de segurança do Chrome, Emily Schechter. Atualmente, o Chrome exibe um ícone de informações neutras, mas a partir da versão 68, o navegador avisa os usuários com uma notificação extra na barra de endereço. Atualmente, o Chrome marca sites criptografados com HTTPS (com certificado SSL) com um ícone de cadeado verde e um sinal “Seguro”.
O Google vem afastando os usuários de sites não criptografados há anos, mas esse é o incentivo mais vigoroso até agora. A pesquisa do Google começou a baixar os sites não criptografados em 2015 e no ano seguinte, a equipe do Google Chrome instituiu um aviso semelhante para os campos de senhas não criptografados.
A equipe do Chrome disse que a medida foi causada principalmente pelo aumento da adoção de HTTPS. 81% dos principais sites da web usam HTTPS como padrão e a grande maioria do tráfego do Chrome já está criptografada. “Com base na incrível taxa que os sites migraram para o HTTPS e a forte trajetória ao longo deste ano”, disse Schechter, “acreditamos que em julho o saldo será suficiente para que possamos marcar todos os sites HTTP”.
A criptografia HTTPS protege o canal entre seu navegador e o website que você está visitando, garantindo que ninguém no meio possa interferir com o tráfego ou espionar o que você está fazendo. Sem essa criptografia, alguém com acesso ao seu roteador ou ISP poderia interceptar informações enviadas a sites ou injetar malware em páginas que de outra forma seriam legítimas.
O HTTPS também se tornou muito mais fácil de implementar por meio de serviços automatizados, nos planos de Hospedagem de Site a ServerSP oferece Certificado SSL sem nenhum custo.
Portanto para não perder visitas em seu site nem posições no Google, ative seu certificado SSL e use HTTPS.