Linux Ubuntu LTS
Uma breve história do Linux Ubuntu
A distribuição Ubuntu, foi lançada em 2004, como derivada do Debian, pelo milionário Sul-africano Mark Shuttleworth.
Os números das edições do Ubuntu, se referem ao ano e ao mês de lançamento. Desta forma, é fácil saber que o Ubuntu 19.04 saiu em 2019/Abril.
Usualmente, são dados 2 nomes com a mesma inicial, seguindo a ordem alfabética. Você pode ver aqui a relação, Ubuntu 19.04 tem o nome de Disco Dingo.
A versão de Junho de 2006 trouxe o compromisso de suporte prolongado — Long Term Support ou LTS.
As distro Ubuntu LTS desobrigam os usuários a usar novas versões a cada 6 meses, uma vez que ofereciam maior estabilidade, junto com o suporte, por mais tempo.
Suporte de Longo Prazo ou LTS (long-term support)
LTS (long-term support) ou em português suporte de longo prazo é um tipo especial de versionamento de software ou uma edição de um software, projetada para designar algo que terá suporte por um período maior que o normal. É um conceito frequentemente aplicado a softwares livres e projetos de código aberto.
É uma política de ciclo de vida para softwares, que se aplica aos tópicos de engenharia de confiabilidade, processo de desenvolvimento de software e ciclo de lançamentos. O LTS estende o período de manutenção do software; também altera o tipo e a frequência de atualizações para reduzir riscos.
No início de um ciclo de LTS, o desenvolvedor do software impõe o congelamento das funcionalidades: correções são apenas aceitas para resolver defeitos e vulnerabilidades no software, não introduzindo novas funcionalidades que possam causar uma regressão. O mantenedor do software distribui os patches individualmente, ou os empacota em uma versão de manutenção, versão menor ou service pack. Chegando o final do período de suporte, é decretado o fim de vida do produto.
O termo LTS é geralmente reservado para versões especiais de software ou edições de software que normalmente teriam um ciclo de lançamento e manutenção mais curto. Tipicamente, em uma publicação com LTS o software é mantido pelo período de dois anos.
As características do modelo Ubuntu LTS
As versões que são designadas como Ubuntu LTS, são aquelas cujos pacotes, aplicações e principais recursos, foram testados de maneira mais extensiva. O que se faz quando uma distro “fixed” será LTS, é escolher o conjunto de componentes que demonstrou maior estabilidade e segurança, aprimorá-los e “empacotá-los” para distribuir dentro da versão.
Normalmente, pelo menos um mês antes do lançamento, a versão é “congelada” e nenhum novo recurso é incorporado. Durante este período antes do lançamento, são realizados testes para aferir a estabilidade do ambiente, seu funcionamento geral e aspectos de segurança.
Por outro lado, há quem diga que a velocidade com que novas tecnologias surgem atualmente, torna obsoleto um hardware de 5 anos (tempo do LTS), o que é fato.
Qual Ubuntu usar?
Saber se é LTS ou rolling release, é hoje um critério que se leva em consideração na escolha de uma distribuição Ubuntu. Muita gente pergunta qual a diferença e qual é melhor, sendo que a resposta varia de acordo com as necessidades e o perfil de cada usuário.
As versões que são designadas como LTS, são aquelas cujos pacotes, aplicações e principais recursos, foram testados de maneira mais extensiva. O que se faz quando uma distro “fixed” será LTS, é escolher o conjunto de componentes que demonstrou maior estabilidade e segurança, aprimorá-los e “empacotá-los” para distribuir dentro da versão.
Normalmente, pelo menos um mês antes do lançamento, a versão é “congelada” e nenhum novo recurso é incorporado. Durante este período antes do lançamento, são realizados testes para aferir a estabilidade do ambiente, seu funcionamento geral e aspectos de segurança.
Atualmente, as versões Ubuntu LTS, trazem suporte de 5 anos aos usuários — o que as torna indicadas para ambientes corporativos, como uso em VPS, Cloud Server e Servidores Dedicados.
Distribuições Linux Ubuntu rolling release, standard ou fixed release, bem como as LTS, podem atender igualmente bem aos usuários, porém de formas e sob condições distintas de uso, devendo-se avaliar aspectos como estabilidade, segurança, suporte, manutenção, conhecimento técnico e escala de atualização, para decidir qual utilizar.