Podemos usar qualquer cliente SSH para administrar um servidor (VPS ou Cloud), cada um tem sua interface que pode ou não agradar o usuário.
Lembrando que por padrão, o login de qualquer linux é root e a porta 22.
Durante vários anos usei o PuTTY, mas no começo de 2015 mudei para o MobaXterm, um cliente SSH para Windows, e estou mais do que feliz. Neste post, abordarei alguns dos melhores clientes SSH para Windows e algumas alternativas gratuitas para o PuTTY.
Uma grande peça que falta no Windows é a falta de um shell compatível com o Linux. Existem vários clientes SSH de topo que preenchem esse vazio. Para ir direto ao assunto: PuTTY é o cliente SSH livre mais comum para Windows. Meu favorito pessoal é o MobaXterm.
1. PuTTY (free; open-source)
Antes de falarmos sobre as alternativas do PuTTY, deixe-me primeiro falar sobre o PuTTY, que oferece um ótimo shell SSH / Telnet grátis para o Windows. Alguns provavelmente diriam que o PuTTY é o melhor cliente SSH.
Você pode ser solicitado para o nome de usuário e senha para se conectar ao servidor SSH remoto. Alternativamente, você pode usar o PuTTY com chaves SSH para se conectar sem senhas. Você pode até criar um atalho do Windows para sessões PuTTY para abrir uma sessão SSH com um clique. Agora que vimos o que é o PuTTY, vamos ver alguns dos melhores clientes SSH que podem ser excelentes alternativas PuTTY.
2. MobaXterm (free; paid Pro version available)
MobaXterm é um aplicativo único do Windows que fornece uma tonelada de funções para programadores, webmasters, administradores de TI, e qualquer pessoa está procurando gerenciar o sistema remotamente.
Algumas de suas características incluem:
- Suporte para vários protocolos (SSH, X11, RDP, VNC, FTP, MOSH,…)
- Traz comandos Unix para o Windows (bash, ls, cat, sed, grep, awk, rsync,…)
- Embedded X Server e X11-Forwarding
- Terminal com abas para SSH
- Editor de arquivos / textos GUI
- Portátil e leve
Pode ser estendido ainda mais com plugins. A coisa que eu mais gosto sobre o MobaXterm é que nenhum anúncio intrusivo / prompts de atualização são exibidos mesmo na edição gratuita do Home. A versão profissional paga traz mais recursos.
3. SmarTTY (free)
O SmarTTY também é um dos melhores clientes SSH para Windows. É o meu segundo favorito depois do MobaXterm e um substituto sólido do PuTTY. E o melhor de tudo, é grátis para usar.
O SmarTTY combina vários recursos impressionantes em um aplicativo:
- Uma sessão SSH – várias guiasTransferir arquivos e diretórios inteiros
- Editar arquivos no local
- Terminal hexagonal integrado para portas COM
- Autenticação de chave pública pronta para uso
- Execute aplicativos gráficos perfeitamente com o Xming integrado
O SmartTTY é atualizado regularmente e se destaca entre programas como o PuTTY.
4. Dameware SSH client (free; paid options available)
O cliente Dameware SSH é um emulador de terminal gratuito do Windows SSH que permite várias conexões de telnet e SSH a partir de um console fácil de usar.
Os recursos do cliente Dameware SSH incluem:
- Gerenciar várias sessões de um console com uma interface com guias
- Salvar sessões favoritas no sistema de arquivos do Windows
- Acesse vários conjuntos de credenciais salvas para facilitar o login em diferentes dispositivos
- Conecte-se a computadores e dispositivos usando os protocolos telnet, SSH1 e SSH2
O cliente Dameware SSH não se destaca de alguns dos outros melhores clientes SSH, mas é comparável a eles. Na versão gratuita, mostra um anúncio solicitando que você atualize para o serviço pago. Se você gosta da interface, então definitivamente tente.
5. mRemoteNG (free; open-source)
O mRemoteNG, um fork do mRemote, é um gerenciador de conexões remotas de código aberto que combina vários protocolos em um único aplicativo. Como alguns dos outros melhores clientes SSH do Windows listados acima, ele também permite a interface com guias.
O mRemoteNG suporta os seguintes protocolos:
- RDP (Remote Desktop / Terminal Server)
- VNC (Virtual Network Computing)
- ICA (Citrix Independent Computing Architecture)
- SSH (Secure Shell)
- Telnet (rede de telecomunicações de telecomunicação)
- HTTP / HTTPS (protocolo de transferência de hipertexto)
- rlogin
- Conexões brutas do soquete
É totalmente gratuito e vale a pena tentar, especialmente se você preferir aplicativos de código aberto.
6. Terminals (free; open-source)
O Terminals é um cliente de serviços de desktop / serviços de terminal multi-tab seguro. Ele oferece vários recursos e concorre com alguns dos clientes SSH Windows de código fechado ou fechado listados acima.
- Interface multi-guias
- Abra o terminal em tela cheia, alterne entre o modo de tela inteira
- Favoritos
- Ferramentas de rede: Ping, Tracert, ferramentas de DNS, Wake on lan, scanner de porta, compartilhamentos, etc.
- Histórico de conexões
- Captura de tela
- Abra o aplicativo personalizado da janela Terminais
- Multiprotocolo: área de trabalho remota do Windows (RDP), VNC, VMRC, SSH, Telnet e muito mais
Os terminais definitivamente têm muitas ferramentas e recursos comparados a alguns dos outros softwares de cliente SSH listados acima. A lista completa de recursos e capturas de tela está disponível no site do Terminal.
7. FireSSH Addon
Se, por qualquer motivo, você preferir não usar um software separado para administração remota de SSH, o complemento FireSSH para Firefox e Chrome pode ser uma ótima alternativa. Um ótimo exemplo é quando você está em um sistema que não possui privilégios administrativos. Embora os clientes portáteis de SSH possam funcionar nesses PCs com Windows, a extensão FireSSH é independente de plataforma.
FireSSH é uma extensão escrita em Javascript e permite conectar ao servidor SSH remoto através do seu navegador. Se o seu navegador permitir navegação por abas, você poderá abrir sessões SSH em abas separadas.