Um dos critérios de analise do Google para posicionar o site na primeira página é a velocidade do site que é carregada para o usuário. Existem diversas ferramentas para fazer esse tipo de analise, sendo que as mais comuns e utilizadas é a PageSpeed Insights, Pingdom Tools e GTMetrix.
Essas duas últimas mencionadas são usadas para verificar algumas características do site, como por exemplo, o tempo em cada arquivo demora a ser exibido, e inclusive quantas solicitações (requests) estão sendo feitas.
Para exemplificar como melhorar a velocidade do site, vamos usar o site Seu Guia De Saúde, que já tem uma excelente velocidade e performance por estar na Revenda de Hospedagem SSD aqui da ServerSP.
Page Speed Insights
O Page Speed Insights é o programa do próprio google para verificar a velocidade do site. Veja os prints para o site mencionado anteriormente.
Ao clicar em Mostrar como corrigir, é exibido os itens que precisam ser corrigidos.
Como pôde ver, para Área de Trabalho (Ou desktop – computadores normal) ele se encontra verde, ou seja, significa que tem uma ótima velocidade de carregamento, sendo que será verde acima de 85 / 100.
Pingdom Tools
O Pingdom Tools é um excelente site que dá algumas características que o Page Speed não fala, como a velocidade com que carrega o site, quantos requests foram necessários, e até mesmo o tempo de cada request.
GTMetrix
O GTMetrix é bem parecido com o Pingdom Tools, mas ele dá um detalhe mais técnico das modificações necessárias a ser feita no site ou servidor em que o site está hospedado, pois a velocidade do site está envolvido tanto diretamente (no código fonte do site) como indiretamente (velocidade do servidor ou de arquivos externos do site).
Como melhorar a velocidade do site
Claro que é simplesmente impossível descrever todos os passos para se melhorar a velocidade de um site, mas um dos pontos principais principalmente de quem usa alguma CMS como o WordPress, Joomla ou Magento é o tema e plug-ins instalados.
Para exemplificar que é possível melhorar, foi desabilitado o plugin Shareaholic do site teste e foi reavaliado a velocidade do site. A melhora é incrível. Veja os prints abaixo.
Como pode ver, apenas desabilitando o plugin a velocidade do site melhorou, a quantidade de requests diminuiu (como pode ver no pingdom) e inclusive ele carregou mais rápido.
Não é para você sair desabilitando todos os plug-ins do seu site, até por que vários tem funcionalidades extremamente importantes para o site. Porém, é de se fazer uma analise no site e verificar o que pode ser desabilitado. O que não poder, a solução é:
- Trocar o plugin / tema por outro que funcione igual e que não prejudique a velocidade do site.
- Melhorar o código fonte. Para isso, se você não é o programador, precisará de uma empresa especializada.
Fazendo tais mudanças no seu site, com certeza melhorará a posição do seu site nos mecanismos de busca, já que esse é um requisito importantíssimo. E não é para mais né, ninguém gosta de entrar em um site e ficar vários segundos esperando o site carregar. Se o seu está acontecendo isso, então significa que precisa arrumar urgentemente.