É um equívoco bastante comum achar que libertar a criatividade requer se livrar de processos e exigências. Muitas vezes as pessoas pensam que quanto mais processo você envolver em um objetivo, mais buracos você cria para a criatividade vazar por ele. Em nossa experiência na Pocket Gems, restrições podem, na verdade, serem benéficas no sentido de obter os resultados mais criativos de sua equipe.
Na Pocket Gems, fazemos jogos para celular e experiências interativas. A maioria das empresas de entretenimento são os tipos que tem o sucesso orientado, que só são bem sucedidas quando você tem ideias originais e divertidas que encantam seus jogadores. Como os jogos são também um negócio de software, é preciso equilibrar isso com rigor operacional: Não podemos ter erros, temos que acertar nossos cronogramas de lançamentos, orçamentos e assim por diante.
Esta tensão existe em um grau ou outro na maioria das empresas, e há uma tensão real entre essas duas posições. Acho que fizemos um bom trabalho ao estruturar a nossa empresa para explorar essa tensão para os melhores resultados possíveis. Eis alguns exemplos de como nós construímos a Pocket Gems para atingir o equilíbrio ideal de processo e criatividade.
As pessoas podem ser criativas e operacionais, mas não ao mesmo tempo. Logo no início, tivemos um grande sucesso com o nosso jogo, Tap Zoo, que imediatamente foi o número um na App Store. Nessa fase da empresa, as mesmas pessoas estavam administrando o Tap Zoo e ao mesmo tempo trabalhando no nosso próximo jogo. Logo soubemos que este processo não funcionou. Administrar o jogo exige prestar atenção aos hábitos dos jogadores e encontrar bugs. É extremamente difícil fazer isso e também estabelecer novos conceitos e pensar em algo que nunca foi feito antes. As tarefas exigem mentalidade totalmente opostas.
Ainda achamos que é importante para as pessoas que criaram um jogo administra-lo depois que ele é lançado, mas agora há uma compreensão clara de que algumas pessoas da equipe de desenvolvimento vão passar para o próximo projeto. Além disso, começamos a circular as pessoas na equipe de desenvolvimento em diferentes pontos para que mais pessoas estejam expostas ao funcionamento interno do jogo e para que alguém esteja sempre trazendo novas ideias para a mesa através de todas as fases de desenvolvimento. Quando chegar a hora do líder original do jogo avançar, há um sucessor que está em cheio de energia e entende do negócio.
Automatizar processos tanto quanto possível. Temos padrões muito rigorosos na Pocket Gems. Nossos desenvolvedores têm que seguir centenas de diretrizes ao criar um novo produto. Isto seria totalmente opressor e mataria a criatividade se fosse apenas uma lista de verificação que entregássemos às pessoas. Para superar isso, temos automatizado nosso processo de desenvolvimento. O resultado desta automação é que os desenvolvedores estão cientes das poucas restrições que eles têm de descobrir como se encontram solucionar.
Estas restrições são coisas como a taxa de frames, tamanho do arquivo, e a quantidade de memória que algo usa. Se algum código não atende às nossas normas, é devolvida ao desenvolvedor que então tem que descobrir uma maneira de contornar o problema. Estes tipos de restrições focadas, na minha experiência, forçar as pessoas a serem mais criativas ao criar o melhor produto possível.
Com este processo, ninguém tem que se preocupar em bater os servidores ou quebrar as coisas, eles só precisam inventar maneiras inovadoras para realizar a tarefa em mãos.
Contratamos generalistas. Como um monte de startups, queremos pessoas que tenham um amplo conjunto de interesses e sejam interessadas e capazes de fazer mais de uma coisa. Quase todos que nós contratamos podem fazer todo o trabalho em sua função e, provavelmente, alguns outros. Isso nos permite circular as pessoas de equipe para equipe bastante livremente. Ele também ajuda a eliminar as barreiras entre as diferentes funções e borra as fronteiras entre empregos.
Muitas vezes, grandes ideias vêm de fora da disciplina. Colocar as pessoas numa posição de ver como as coisas se cruzam borrando as fronteiras entre o que as pessoas fazem é um dos aspectos-chave da promoção da criatividade.
Tenha um almoço conjunto. Esta parece bobagem, mas acaba por fazer uma grande diferença. Como um monte de startups, oferecemos almoço diariamente para os nossos funcionários. É sempre um menu misto e, como acontece, algumas coisas são sempre mais procuradas do que outros. A melhor comida tende a acabar rapidamente, de modo que a cada dia que o nosso gerente de escritório envia um e-mail dizendo que o almoço é servido, as pessoas descem para a sala de descanso. Agora é parte da nossa cultura.
Fazer com que todos estejam juntos dessa forma realmente ajuda a criatividade já que as pessoas falam umas com as outras sobre o que elas estão trabalhando e as fronteiras entre as funções e equipes diminui muito rapidamente. As batalhas de navio-para-navio no nosso jogo Tap Paradise Cove surgiram dessa maneira. Um desenvolvedor que não estava trabalhando no jogo estava conversando com algumas pessoas que estavam e disse que tinha uma ideia legal para um recurso. Ele esboçou-a em um guardanapo. Nós construímos ela e tem funcionou muito bem para nós.
Desde a fundação da empresa em 2009, nós tivemos bastante tempo para explorar o que funciona e o que não funciona ao criar divertidas experiências móveis. Assim como um ótimo projeto é o equilíbrio certo da função e da arte, um grande projeto de jogo acontece nas fronteiras entre da criatividade e do processo.
Originalmente publicada em: sequoiacap