A grande maioria das empresas não se preocupam com backup, ou quando se preocupam fazem sem a segurança adequada, poucas possuem um sistema de backup funcional e seguro.
O quão importante são suas informações? Antigamente, você podia manter suas informações em um arquivo em seu escritório. O risco de perda existia, mas era menor (traças, incêndio ou furto).
Atualmente não usamos papéis, todos mantem seus arquivos digitais em servidores, é uma forma mais rápida, barata e “segura”.
Recentemente postamos um antigo falando sobre um jovem que sem querer, deletou toda sua empresa e os sites de todos seus clientes (cerca de 1500 sites), tudo isso devido a um comando errado digitado por ele mesmo. (veja aqui a matéria completa https://serversp.com/cara-cade-firma-rapaz-deleta-empresa-com-linha-de-codigo-errada/)
Quando armazenamos informações digitais, corremos riscos:
- Deletar tudo: Alguém pode acidentalmente apagar os arquivos;
- Ataque Hacker;
- Queima do hardware: Se sua HD queimar, você perde tudo;
- Furto: Se seu servidor de backup ficar em seu escritório, ele pode ser furtado com todos seus dados;
- Catástrofe: Pode ser ocasionado por forças da natureza, furações, enchentes, fogo e com isso o risco de perder tudo.
O que fazem incorretamente:
As empresas que fazem backup, fazem de forma errada, ou seja, sem segurança: o backup não deve permanecer no mesmo local do servidor principal.
Qual a solução?
Backup externo, backup em uma HD externa, pendrive, e etc, isso também tem um risco, além do trabalho, você teria uma rotina de:
- Conectar a unidade de backup;
- Selecionar os dados de backup e copiar;
- Desconectar a unidade;
- Levar a unidade a um local remoto seguro.
Mas calma ai, nem tudo é perfeito, estamos falando de trabalhos manuais, com isso você corre vários outros riscos:
- Derrubar sua HD externa e danificar o drive impossibilitando o uso;
- Esquecer de salvar uma última alteração do arquivo que foi deletado;
- Ser assaltado e sua HD externa ou pendrive ser levado;
- Você pode esquecer seu pendrive no bolso da sua calça e sem querer colocar a calça na maquina de lavar.
Pen Drive “lavado” na maquina que deveria apenas lavar roupa.
Disco de uma HD destruído
Ta bom, se acontecer de você perder seu servidor principal por algum motivo de assalto, catástrofe por forças da natureza, algum funcionário fez algo errado e apagou tudo e nesse mesmo dia você esquecer de tirar seu pen drive do bolso e colocar sua calça pra lavar, você tem muito azar! É uma séria de acontecimentos difíceis de acontecer, mas pode acontecer.
Bom, agora você deve estar morrendo de medo, pensando em tudo isso, sua empresa pode falir em segundos, por não tem uma rotina de backup segura. (como aconteceu com Marco Marsala)
Para isso existem várias soluções, a mais segura e fácil é um sistema de backup remoto automático.
Como funciona:
É um servidor de backup geograficamente localização o mais longe possível do seu servidor, esse servidor de backup vai copiar todos os dias seus arquivos, alterações dos arquivos, banco de dados e etc, e no caso de algum problema, em alguns minutos você pode recuperar tudo.
Uma maneira melhor de explicar como funciona é contando um caso que aconteceu na ServerSP, no incio de 2016.
Tínhamos alguns servidores no Brasil, melhor dizendo no Rio de Janeiro, devido uma falha no data center, após uma tarde com tudo fora do ar, a empresa sem explicações cancelou o contrato, não nós dando acesso nem explicações sobre o ocorrido (acreditamos em alguma falha e que tenha danificado grande parte do hardware).
Nosso sistema de backup da época era, servidores no Brasil fazem backup na America do Norte ou Europa, (servidor de produção e servidor de backup nunca usamos no mesmo continente), esse grupo de servidores estavam fazendo backup em Paris – França, prontamente montamos servidores para receber os backups no Canadá e restauramos as contas da França nos servidores no Canadá devido a falha no Brasil.
Brasil <>França<>Canadá.
A partir do momento que iniciamos a recuperação, mais de 4 mil domínios, milhares de contas de e-mails e bancos dados, o processo levou cerca de 8 horas.
Lembrando, isso foi causado por uma falha no DC do Rio de Janeiro, esse é mais um dos motivos do porque não usamos infraestrutura no Brasil.
Poderia ter acontecido por qualquer motivo, um furação, tsunami, terrorismo, incêndio, etc, qualquer que seja a situação, a recuperação dos arquivos por estar a milhares de quilômetros de distancia, protegido por todo sistema de segurança que os data centers costumam ter, a chance de recuperar tudo é de praticamente 100%.
Então, você imagina: é uma sistema muito complexo, deve ser difícil e caro de implantar.
A resposta é não, hoje com a grande oferta e tecnologia, isso é acessível a qualquer empresa, desde para você que tem um servidor de arquivos em seu escritório até para grandes empresas que tem terabytes de arquivos para guardar.
A ServerSP em parceria com R1Soft, criou planos ideias para qualquer uma que seja sua necessidade, com o valor inicial de R$0,19 (dezenove centavos) por cada 1GB, você pode armazenar seus arquivos onde quiser de forma automática, sem se preocupar com a rotina de backup.
Como funciona?
Por ex: Você tem um servidor de hospedagem em qualquer lugar da América do Norte, nesse caso recomendamos manter seu backup na Europa, portanto:
- Você assina um plano R1Soft com o servidor na Europa;
- Assim que receber os dados, pelo painel R1Soft você configura o acesso ao seu servidor de hospedagem
- Ele vai instalar todo sistema necessário para backup e sugerir rotinas (recomendamos 1 backup diário e reter backups por 30 dias)
Feito isso, assim que chegar a hora programada o servidor R1Soft da Europa vai começar copiar os dados de seu servidor da América do Norte, a primeira copia será a mais demorada, pois será copiado todo conteúdo do seu servidor, vamos supor que seu servidor tem 150GB para ser copiados, os 150GB no primeiro dia serão todos copiados. A partir do segundo dia, o sistema faz uma lista dos arquivos modificados e apenas faz a copia desses arquivos, vamos supor que dos 150GB apenas 5GB foram alterados, o sistema R1Soft vai copiar apenas os 5GB, dessa forma você economiza banda do seu servidor, e você terá o arquivo original da copia do primeiro dia e o arquivo modificado da copia do segundo dia.
Para muitas empresas, informações são seus produtos, sem as informações a empresa não existe, portanto investir em um sistema de backup seguro é mais que uma opção, é uma obrigação.
Escolhendo salvar seus backups na ServerSP com a tecnologia R1Soft, você pode escolher entre várias localidades, atualmente:
* Kansas City – USA
* Montreal – Canadá
* Gunzenhausen – Alemanha
* Amsterdam – Nederland
* Paris – França
Você também conta com toda nossa equipe técnica e experiencia para ajudar escolher, configurar, monitorar e recuperar seus dados.
Não perca mais tempo, clique aqui e configure agora nossa sistema de Backup R1Soft em seu servidor.